A HISTÓRIA DA EDUCANDO

Inspirando Professores > Criando Líderes > Transformando Vidas

Ao visitar uma escola na Cidade do México durante uma viagem de negócios em 2000, a executiva da Wall Street Luanne Zurlo soube da falta de educação de qualidade disponível para a maioria das crianças latino-americanas. Ela passou dois meses visitando escolas servindo crianças carentes na região e voltou determinada a fazer a diferença. Ela deixou a Goldman Sachs e uma carreira bem sucedida de nove anos na Wall Street para iniciar a Educando (fundada como World Education & Development Fund – Worldfund), em dezembro de 2002.

Luanne Zurlo passou anos visitando empresas da região, o que ela passou a amar. “Mas o trabalho não estava me deixando feliz depois de nove anos … Eu queria tentar dar algum retorno à região”. Durante os próximos três anos, Zurlo dirigiu a Educando de seu apartamento, com suas economias, trabalhando longas horas. Começou levantando fundos para oferecer bolsas de estudo e financiamento de construção para escolas carentes, muitas delas católicas, na região.

Suas convicções firmes sobre educação a mantiveram motivada. Seus avós – imigrantes europeus com educação somente até o sexto ano – obtiveram seus certificados do equivalente ao supletivo como octogenários, no mesmo ano que Luanne se formou no Dartmouth College. Luanne também possui formação pela Johns Hopkins School of Advanced International Studies e Columbia Business School. Mas no meio tempo, ela ensinou por um ano em uma cidade empobrecida no norte da Espanha, uma experiência reveladora.

“A educação é um direito humano.

Toda criança deve ter acesso a uma ótima educação como eu tive”. 

Luanne Zurlo

Seu investimento e paixão logo compensaram. A Educando construiu um conselho comprometido de grandes executivos e atraiu o patrocínio de grandes empresas e indivíduos nos EUA e na América Latina. Em 2007, um dos programas do Educando, a Parceria Interamericana para a Educação, tornou-se uma Iniciativa Global de Clinton. Em 2011, a Educando foi homenageada internacionalmente quando Luanne recebeu o Prêmio Humanitário do ano da revista Latin Trade.

Vídeo institucional, 2015

A Educando já arrecadou mais de US$30 milhões para investir no México e no Brasil

Luanne poderia ter se esgotado após intensos nove anos na Wall Street, mas dá créditos à experiência por qualificá-la com habilidades necessárias para administrar e gerir uma organização sem fins lucrativos com uma ambiciosa missão. Além disso, ela se tornou requisitada especialista no campo da educação internacional e ministra um seminário de pós-graduação sobre Educação em Países em Desenvolvimento na Universidade Católica. “O trabalho da reforma educacional é extraordinariamente desafiante”, disse Luanne. “Mas tudo vale a pena quando você vê os professores responderem ao treinamento e os alunos interessados nas aulas. Eu sei que estamos fazendo a diferença”.

Ao selecionar cuidadosamente os parceiros pedagógicos e construir alianças com as autoridades educacionais locais, a Educando tornou-se rapidamente o primeiro-ministro sem fins lucrativos dos EUA, dedicado exclusivamente à melhoria da educação básica da K-12 na América Latina. Todos os nossos programas enfatizam o vínculo professor-aluno e se concentram em habilidades críticas para o crescimento pessoal e a empregabilidade.

A Educando já treinou mais de 8 mil educadores no México e no Brasil

O professor do STEM Brasil Paulo Henrique do Nascimento com seus alunos aplicam o método nas aulas de uma escola pública na Paraíba

NOSSA VISÃO

A visão da Educando é que cada criança da América Latina se beneficie de educadores excepcionais que os inspirem a aprender as habilidades necessárias para um trabalho digno e para a vida. Trabalhando em parceria com o governo e empresas privadas, os três principais programas da Educando oferecem treinamento da mais alta qualidade, com foco nas pessoas e apoia professores e diretores de escolas públicas da América Latina.

NOSSA MISSÃO

Nossa missão é oferecer treinamento de altíssima qualidade e apoio contínuo a professores e diretores de escolas desatendidas na América Latina, impactando fundamentalmente o sistema de baixo para cima.

MOTIVAÇÕES

  • Acreditamos que uma educação de qualidade é um direito de cada pessoa
  • Acreditamos que a educação é um pilar da realização individual, da saúde cívica e do crescimento econômico
  • Acreditamos que professores e diretores são fundamentais para a aprendizagem
  • Acreditamos que aumentar a qualidade educacional na América Latina exige mudanças na mentalidade e nas práticas de professores e diretores
  • Acreditamos que os educadores de alto desempenho têm uma vocação difícil e extraordinariamente valiosa e merecem ser tratados com grande respeito

Os programas da Educando evoluíram drasticamente ao longo da década. Inicialmente, investimos em escolas privadas de referência que serviam aos pobres oferecendo ensino de qualidade e integrando toda a família.

Em 2007, a Educando identificou uma necessidade importante da região – qualidade do professor – e moveu-se de forma ávida para abordá-lo. Começamos a desenvolver programas intensivos de treinamento para professores e diretores nos vastos sistemas de escolas públicas da região. Ao contrário de tijolos e argamassa, esses programas podem aumentar de escala rapidamente e alcançar mais milhares de crianças – de forma exponencial – por ano. Um professor cuja carreira pode atingir 40 anos consegue impactar positivamente milhares de crianças; o mesmo vale para o diretor da escola. Além disso, a pesquisa indica claramente que a qualidade do professor é um dos principais indicadores da qualidade da escola.

Nossos programas de treinamento – IAPE, LISTO e STEM Brasil – são projetados para inspirar os professores a atingir os mais altos padrões da profissão. São cursos plurianuais entregues pessoalmente na região por formadores locais treinados pela Educando. Com conteúdo de excelente qualidade, os programas ajudam os educadores a assumir o controle dos resultados da aprendizagem, envolver os alunos e desenvolver tarefas que incentivem a resolução criativa de problemas. Os programas também apoiam e orientam os educadores na medida que compreendem seu papel vital na sociedade.

Com sua ajuda, podemos criar um corpo crescente de educadores qualificados em toda a América Latina capazes de gerar mudanças duradouras em suas comunidades.

Please wait...

Newletter > Subscribe | Suscribirse | Assine

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.