Educando

Inspirando Professores > Criando Líderes > Transformando Vidas

35 novos líderes do LISTO se formaram no México

10 de outubro de 2018 Sem categoria 0

Em setembro, 35 novos diretores e supervisores de escolas públicas se formaram no estado de Puebla, no México, se tornando líderes LISTO.

No final da última sessão do treinamento, Barbara Brown, que trabalhou ao lado de Monica Duran como treinadora desse grupo, lembrou os participantes da famosa frase de Gandhi: “Você deve ser a mudança que quer ver no mundo”. Esta frase foi citada ao longo da semana de indução e reflete especialmente o caminho de aprendizagem de cada participante, além de enfatizar que cada um deve ser a mudança que desejam ver em suas escolas. Portanto, a transformação começa com a mudança dentro de si mesmo.

“Mudança na cultura escolar, que é a espinha dorsal deste programa, ocorre no momento em que há uma mudança em cada um de nós…Não é fora, não é nos alunos, não é nos pais, não é na comunidade, é dentro de cada um de vocês”, disse Barbara.

Ela também disse que este era apenas o início do programa, que estava prestes a começar, “Hoje começa uma grande responsabilidade: a responsabilidade e o compromisso com o desenvolvimento pessoal, social e transcendente de cada um de vocês e seus alunos” . Ela também acrescentou: “Não há obstáculos que impeçam a transformação da cultura escolar; e não há obstáculos que impeçam de ajudar os alunos a desenvolver seus próprios projetos de vida”.

Barbara e Monica estenderam um convite aos participantes enquanto encerravam o último tópico do programa, que focava no caráter pessoal e no autocontrole emocional. O convite foi para que todos desenvolvessem uma análise interna retrospectiva de suas atitudes, modo de ser e comportamento. Através dessa atividade, os participantes concluíram que tudo é possível se for estabelecido como um objetivo.

“O que podemos fazer com os obstáculos que encontramos na vida depende de nós, e depende do que queremos ser e do que queremos fazer. Lembre-se de que em seu trabalho educacional o mais importante é dar o que você é e não o que você tem e esse é o verdadeiro líder educacional”, concluiu a treinadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please wait...

Newletter > Subscribe | Suscribirse | Assine

Want to be notified when our article is published? Enter your email address and name below to be the first to know.